segunda-feira, maio 08, 2006

Por que escrever?

Certa vez, um amigo me perguntou o que era necessário para escrever. Respondi que é preciso duas coisas: A primeira é saber ler, só se escreve quando se lê. A segunda é ter coragem, coragem para expor o pensamento, as idéias e as emoções.

Escrever é correr riscos. O risco da indiferença, das críticas e da inveja. Escrever, também, é recompensa. A recompensa do elogio, do sorriso e do reconhecimento.

Escrever é um exercício. Um exercício difícil, e muitas vezes, doloroso. Porque escrever não é natural, não é o mesmo que falar. Escrever exige esforço, persistência e tempo. O ato de escrever requer dedicação e coragem, porque é um círculo de sacrifícios e aprendizagens. Quanto mais se escreve, melhor se vai escrevendo, ou seja, só escreve bem quem escreve.

Escrever é ato de criação. Faço-me criador, dou vida a algo, algo existe por minha vontade. Neste sentido, transformo-me em um deus, cuja obra é uma mistura de perfeição e abominação.

Escrever é cultura, pois a palavra é criação das "mãos" de um homem. A criatura se prostitue, é promíscua, se funde, se mistura a outras, conquistando improváveis espaços e ganhando diferentes sentidos. O verbo rebela-se, torna-se carne e habita com outros homens.

Escrever é ato de liberdade. Escrevendo posso ser qualquer pessoa. Estou livre para ser o que quiser: bobo, louco, sábio, psicopata ou herói. Escrevendo torno-me livre.

Escrever é ato de fuga. Escrevendo escapo do natural, fujo do lógico, escondo-me do imediato e já não sou facilmente seduzido pela tentação da obviedade.

Escrever é arte. Emociono-me ao escrever e escrevo para emocionar. Homens e mulheres se emocionam ao ler: uns choram, outros sorriem, muitos refletem e alguns questionam. Quando leio, alguma coisa muda dentro de mim. Ninguém é o mesmo depois de uma leitura. Escrevendo artetiso do início ao fim.

Enfim, escrever é viver. Escrever é uma forma de me expor, de mostrar-me ao mundo. Escrevendo me comunico, e me comunicando vou descobrindo quem sou. Escrevo porque preciso arriscar. Escrevo porque não tenho medo. Escrevo porque vivo.

Nenhum comentário: